Acampamento de escoteiros – Como funciona?

Em 17 de abril de 1910, encerrando um ciclo de quatro anos de renovação da frota naval brasileira, o Couraçado Minas Gerais chegava ao Brasil, vindo da Europa, com um grupo de oficiais que traziam consigo uniformes e acessórios de escoteiros, depois de acompanhar o enorme sucesso que o Movimento fazia na Inglaterra.

Rapidamente, o Movimento Escoteiro se espalhou por todo o território nacional, inicialmente com diversas associações independentes, até que, em 4 de novembro de 1924, foi criada a União dos Escoteiros do Brasil,

São bastante comuns os relatos de pais ou professores que percebem mudanças significativas no comportamento das crianças, adolescentes e jovens. Por meio das atividades que exigem concentração e esforço, de ações comunitárias e de um conjunto de valores que envolvem a lealdade, cortesia e educação. Os escoteiros desenvolvem a autonomia, a integração social, além do conceito de cidadania. Crianças e jovens inseguros ou tímidos acabam conquistando mais autoconfiança por meio desses estímulos emocionais e físicos.

A intenção é proporcionar um ambiente de colaboração, onde se constroem amizades e valores levados por toda a vida. É por meio das atividades oferecidas que os jovens se desenvolvem, sendo incentivados a assumir liderança, a pensar e agir de maneira coletiva e sustentável, a se envolver com a comunidade, afim de tornarem-se independentes de forma responsável. Prezando pelo respeito, incentivando uma cultura de paz para que, assim, possam entregar pessoas melhores à comunidade.

Preparamos pra você alguns Pré-requisitos na hora de realizar seu Acampamento de Escoteiro, confira:

Escolher locais seguros para montar uma barraca. Explicar os cuidados a adotar em casos de temporais e alagamentos. Cuidar e tratar do lixo quando em acampamento. Montar um canto de patrulha, considerando os padrões de acampamento e com auxílio da patrulha. Cozinhar uma refeição simples individual em fogo de lenha, sem utilizar utensílios de cozinha. Orientar-se por meio de cartas topográficas, com e sem emprego de bússola.

Improvisar barraca, mochila, espeques, esteios e artigos semelhantes, utilizando-os durante um acampamento ou jornada. Demonstrar os cuidados para com o material necessário para um acampamento. Elaborar e executar uma programação de um acampamento da patrulha, com duração igual a um fim de semana.

Agora junte a criançada e prepare a barraca para o acampamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *