O blog Barraca Tecnológica preparou um artigo sensacional sobre as melhores cachoeiras de Minas Gerais. Prepare sua barraca, agora embarcaremos juntos nessa aventura pelas Regiões Mineiras.

Imagem de cachoeira
Cachoeira

Melhores cachoeiras em Minas Gerais

Estamos em épocas de muito calor, e nessas horas, o bom mesmo é arrumar uma alternativa que nos faça feliz.

O estado de Minas Gerais oferece para seus moradores a comodidade de usufruir de suas belas cachoeiras e de se apaixonar com a paisagem de seu ecossistema.

Conhecendo Minas Gerais

Imagens de Montanhas de Minas
Montanhas de Minas

Minas Gerais é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo o quarto estado com a maior área territorial e o segundo em quantidade de habitantes, localizada na Região Sudeste do país.

O modelo da topografia mineira é bastante acidentado, sabendo que alguns dos  mais altos picos nacional encontram se nas dimensões de seu território.

O estado de Minas Gerais  abriga nascentes de alguns dos principais rios do Brasil, sendo colocado em uma posição estratégica quando o assunto em questão é os recursos hídricos nacionais.

Minas Gerais, possui um clima tropical, que varia do frio, úmido e o semi-árido em sua posição setentrional.

Todos esses fatores aliados propiciam a existência de uma rica fauna e uma linda flora que se distribui nos biomas que cobrem o estado, especialmente o cerrado e a ameaçada Mata Atlântica

O território de Minas Gerais

 

O território de Minas Gerais era habitado por indígenas quando os portugueses chegaram ao Brasil. Contudo, ocorreu uma grande migração para o estado a partir do momento em que foi anunciada a existência de ouro.

A extração do metal trouxe riqueza e desenvolvimento para a então província, proporcionando seu desenvolvimento econômico e cultural.

Mas o ouro logo se tornou escasso, provocando a emigração de grande parte da população, até que um novo ciclo (o do café) novamente traria a Minas projeção nacional e cujo fim levou ao processo de industrialização relativamente tardio.

Produto interno bruto

Minas Gerais atualmente, possuí o terceiro maior produto interno bruto do Brasil, sendo que grande parte do total produzido no estado ainda se deve a atividades mineradoras.

Tal desenvolvimento também advém de sua notável infra-estrutura, como a grande quantidade de usinas hidroelétricas e a maior malha rodoviária do país.

Turismo forte e desbravador

Em virtude de suas belezas naturais e de seu patrimônio histórico, Minas Gerais é um importante destino turístico brasileiro.

O povo mineiro possui uma cultura peculiar, marcada por manifestações religiosas tradicionais e culinária típica do interior, além de importância nacional nas produções artísticas contemporâneas e também no cenário esportivo

 Cachoeiras

Agora que você conheceu um pouco mais do estado de Minas Gerais, apresentaremos dicas de algumas cachoeiras que farão sucesso na hora de sua escolha.

Os amantes de barracas, buscam sempre oportunidades de estarem em locais confortáveis e de preferência que tenha uma paisagem linda ao seu redor.

Se andarmos pelo Brasil, encontraremos várias oportunidades de arma nosso acampamento, o clima do nosso território favorece. Sabendo que há opções para os variados gosto, e é nessa expectativa que vamos apresentar as mais belas cachoeiras do estado de Minas Gerais.

Entendendo  para aprender

A queda de água, queda-d’água, cachoeira, cascata, salto, catadupa ou catarata é uma formação geomorfológica na qual um curso de água corre por cima de uma rocha de composição resistente à erosão, formando degraus com desnível acentuado.

Preparamos o top 4 das melhores cachoeiras de Minas Gerais,  prepare ai sua barraca por que estaremos acampando juntos nestes lugares lindos.

Cada cachoeira tem seu perfil, sua marca e nos leva a uma dimensão de felicidade capaz de gerar aquela adrenalina gostosa.

O guia que preparamos para você é sensacional, aproveitamos as melhores características para que a comodidade seja a sua companheira de toda a sua viagem

Cada cachoeira está localizada numa cidade diferente, por isso separamos algumas informações para que os turistas fiquem bem informados da realidade de cada cidade.

veja ai o top 4 que vai te encantar:

  • Cachoeira Lago Azul – Capitólio-Mg
  • Cachoeira do Tabuleiro – Conceição do Mato Dentro-MG
  • Cachoeira de Santo Antônio – Raposos-MG
  • Cachoeira dos Cristais – Diamantina-MG

 

Agora vamos conhecer as melhores cachoeiras de Minas Gerais:

1 ª Cachoeira Lagoa Azul, Capitólio-MG

Imagem Cachoeira Lagoa Azul
Cachoeira Lagoa Azul

Conhecida carinhosamente por “Mar de Minas”, a cidade de Capitólio está localizada entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas.

A cidade possui vários atrativos naturais de belezas exuberantes, como cachoeiras, piscinas naturais e montanhas.

Dentre as quedas d’água da região está a Cachoeira Lagoa Azul, que merece uma visita e um mergulho.
Com águas cristalinas, sua queda tem a  forma  de uma piscina de tons verde e azul.

Passeio de embarcação até lá dura duas horas, saindo da pousada Lagoa Azul é algo sensacional.

Andando e observando o roteiro com parada nos cânions, cachoeira Cascatinha e Canto dos Tucanos, atrações de encher os olhos de alegria.
O passei deve ser agendado através do site. Também é possível chegar por trilha de dez minutos, partindo do bar. Em ambas as opções, é preciso pagar taxa de preservação.

2ª Cachoeira do Tabuleiro, Conceição do Mato Dentro

Imagens da Cachoeira do tabuleiro
Cachoeira do Tabuleiro

Localizada no Parque Natural Municipal do Tabuleiro, no Parque Estadual da Serra Geral do Intendente, no Distrito de Tabuleiro MG a 19 km da sede Conceição do Mato Dentro.

A cachoeira é a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil.

São 273 m de queda livre, o equivalente a um prédio de 91 andares, diante de um paredão multicolorido, de beleza monumental.

Daí, a formação de um grande poço de cerca de 20 m de profundidade e rodeado por blocos, inclusive, submersos. Na parte alta da cascata, antes da queda, o visitante pode apreciar outros poços e quedas d’água, em meio a jardins naturais com orquídeas e bromélias gigantes.

A vegetação predominantemente na região do Tabuleiro é o campo rupestre, com capões de mata atlântica e espécies de cerrado.

O córrego Ribeirão do Campo, que deu nome ao Parque, corre formando várias piscinas naturais de água na cor de caramelo até encontrar o Rio Preto, próximo à sede do distrito.

Uma das belezas naturais mais visitadas, a Cachoeira do Tabuleiro, que se encontra no distrito que leva o mesmo nome, também é conhecida como a cachoeira do coração, devido ao formato do paredão rochoso por onde despencam as águas.

3ª Cachoeira de Santo Antônio, Raposos

Imagens da Cachoeira de Santo Antônio
Cachoeira de Santo Antônio

Raposos é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Estar localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A história da fundação do povoado dos Raposos teve seu início em princípios de 1690, quando a capitania de Minas gerais ainda não existia.

Arthur de Sá Meneses, governador geral das Capitanias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas, designou Pedro de Morais Raposo para descobrir ouro e pedras preciosas nos sertões de Minas, região dos índios Cataguás.

Raposos se tornou uma cidade dormitório devido a sua proximidade de Nova Lima e um local de descanso nos fins de semana para muitas famílias da capital.

Raposos é cercados de matas e trilhas que levam a antigas nascentes, córregos e ribeirões de água cristalina, cascatas e poços naturais, onde se pode nadar, acampar e curtir a natureza.

A Cachoeira de Santo Antônio fica a 50 km de Belo Horizonte, em Morro Vermelho – MG.

A estrada principal de acesso se dá por Raposos, e possui um longo trecho de quase 20 km de estrada de terra. O local não possui infra-estrutura turística e os veículos ficam a 800 m da cachoeira. Deve-se tomar cuidado para não deixar objetos de valor no carro.

O ponto mais alto da cachoeira possui 35 m de altura, sendo

que 6 m o praticante faz rapel positivo (utilizando o apoio dos pés) e 29 m no negativo (suspensão total na via, sem apoio dos pés).

Como obrigação, o praticante deve utilizar colete salva vidas pois o poço da mesma possui aproximadamente 12 m de profundidade e 20 m de comprimento. Não recomendamos a prática de rapel neste local para quem não sabe nadar.

4ª Cachoeira dos Cristais, Diamantina

Imagens da Cachoeiras dos cristais
Cachoeiras dos cristais

Diamantina é um município brasileiro do estado de Minas Gerais localizado na Mesorregião do Jequitinhonha.

Diamantina é uma pequena cidade mineira que já nas vias de paralelepípedo e pedra, revela sua importância histórica.

Localizado a cerca de 300 quilômetros de Belo Horizonte e detentor do título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o pequeno recanto mineiro esbanja um charme extraordinário  para temporadas de lazer.

Há muitas opções gastronômicas, logicamente referenciando toda a cultura do estado de Minas Gerais.

Construído no início do século 18, em região de muita extração de diamantes, o município recebe em torno de 3 milhões de turistas todos os anos e também revela belezas naturais de tirar o fôlego a curta distância do centro histórico.

Não será nada difícil sair dos museus e restaurantes para tomar um banho de cachoeira e depois voltar.

Agora é você amigo leitor do blog Barraca Tecnológica, programe a sua viagem e tenha um bom descanso com sua família.

Lembrando que as pessoas que gostam de natureza mas preferem se hospedar em Hotéis ou fazenda, podia programa a sua viagem tranquila, estas cidades estão preparadas para receber todo tipo de turistas.

Sucesso e bom passeio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *